As cores no Scrapbooking Digital

As cores no Scrapbooking Digital



A Cor é um dos elementos mais importantes na criação de uma página de scrapbooking. Por ser um conceito muito complexo temos que estar sempre experimentando e brincando com as cores para ver o que fica melhor no projeto que estamos realizando.

Vamos a alguns conceitos básicos:
Cores Primárias: amarelo, vermelho e azul.
Cores Secundárias: resulta da combinação de duas cores primárias.
Cores Terciárias: resulta da combinação de uma cor primária e uma adjacente secundária. Por exemplo aqua- resulta da mistura do azul com o verde.
Cores Quentes e Frias: As cores podem ser classificadas em quentes e frias. Geralmente, as cores quentes são o vermelho, laranja, amarelo, e suas derivações. As cores frias: azul, verde, roxo, e suas derivadas. Este conceito nos ajuda a manipular o feeling que queremos colocar em uma página. Por exemplo, fotos sobre amor, relacionamento, carinho, estariam melhor representadas nas cores quentes enquanto uma foto de inverno é melhor representada entre as cores frias.

Pergunte às suas fotos! No entanto, estes conceitos anteriores não se aplicam individualmente. A fotografia no caso do scrapbooking é o principal elemento da sua página. Ela é a sua figura e o seu fundo deve complementar a sua figura. O fundo da sua página, enfeites, títulos não podem nunca se sobrepor ou competir com a sua foto (figura). Para tanto devemos sempre olhar com cuidado para a fotografia e nos perguntar:
a) qual ou quais as cores predominates da(s) minha foto? b) qual ou quais as cores menos predominantes da minha foto? c) cores de roupa ou outros detalhes que aparecem na foto. d) a cor do(s) elementos predominantes da foto.
Procure agrupar as fotos que tenham o mesmo tema assim como a mesma predominância de cores numa página, a fim de facilitar a combinação. Diante da cor predominante da sua foto (figura) vamos escolher a cor de fundo da sua página. A melhor opção normalmente é a mesma cor que a cor predominante da sua fotografia só que no tom mais escuro. Portanto, a sua fotografia terá um tom mais claro que o seu fundo. O fundo será no tom mais escuro que a figura. As cores presentes nas roupas e outros detalhes da fotografia podem ser usadas como complemento e não como cor principal! Por exemplo vamos imaginar uma foto de uma menina vestida de rosa num parque com grama bem verdinha. A cor pincipal da foto é o verde, logo meu fundo seria verde escuro com complemento de rosa pastel. Se a minha escolha fosse ao contrário o rosa pastel ou mesmo o pink como cor de fundo a minha fotografia desapareceria no meio de tantos contrastes! Ouço muitas pessoas mencionarem:
"Olha, eu não sei ver essa coisa de cor não..."
A minha resposta é sempre a mesma:
"Olhe para a sua foto e me diga que cores você vê?! Agora pegue os seus papéis e coloque a sua foto em cima de cada papel e me diga qual é a cor de papel que a sua fotografia mais se sobressai?!"
Na maioria dos casos a cor (de fundo) que vai sobressair a foto é a de tom mais escuro que a cor predominante da sua foto(figura). As vezes acontece de termos uma profusão de cores. Um pouquinho de tudo. Neste caso o uso de cores escuras como o azul marinho e na maior parte o preto são as cores que não competiriam com a sua fotografia. Ao contrário seriam cores que dariam contraste suficiente para realçar a fotografia. Obviamente fotos preto e branco e sépia não caem nestas regras. Com elas a versatilidade é maior em termos de cores para fundo de página, mas o esquema de cores escolhido para a página tem que ser harmonioso o bastante para não competir com a fotografia. Portanto, simplifique seu esquema de cor! Use no máximo três cores para a sua página sendo que estas tem que estar proprocionais as cores presentes na sua fotografia. A cor predominante da foto será usada de fundo só que no tom mais escuro. As duas outras em tons mais claros que as da foto para complementar a página. Lembre-se a figura tem que se sobrepor sempre ao seu fundo!

A COR
A cor é percebida através da visão.
Quando nos deparamos com ela um estímulo é enviado a retina e de acordo com sua intensidade os cones fazem a decodificação transformando esse estímulo em uma percepção específica.
Elas despertam nossos sentidos e influenciam nosso dia a dia.
Vibram, relaxam, aconchegam e inspiram as emoções.
Por isso, ao definirmos as cores, seja num projeto de arquitetura ou num projeto de design (scrap), é preciso ter em mente ANTES da estética, uma coisa muito importante, a resposta emocional a cor.

Essa resposta emocional a algumas cores dentro da nossa cultura ocidental já está bastante assimilada. Segue alguns exemplos:
- Vermelho: fogo, energia, alegria, amor, paixão, quente
- Azul: harmonia, monotonia, calmo, estável, frio
- Verde: natureza, primavera, boa sorte, riqueza
- Amarelo: alegria, otimismo, felicidade
- Magenta: luxúria, sofisticação, sensualidade, desejo
- Laranja: energia, criatividade, otimismo
- Branco: pureza, paz, simplicidade
- Preto: seriedade, mistério, formalidade, morte
- Castanho: sólido, rústico, peso, aspereza, frio
- Pastel: feminino, delicadeza, sensibilidade

Fonte: Portal de Scrapbooking Brasil
Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

Diversos materiais postados aqui são de autoria desconhecida, divulgadas livremente em grupos de discussão ou em outros sites e no Google imagens. Mas, se você for proprietário de alguma arte e não queira ver publicado neste blog BASTA SOLICITAR A REMOÇÃO NOS COMENTÁRIOS, ou dizer que é de sua autoria que colocamos os créditos. E, por favor, seja educado pois, se está aqui foi porque foi encontrado em outro lugar na internet sem os créditos. Obrigada!

Various materials posted here are anonymous, disclosed freely in discussion groups or on other sites and Google images. But if you own some art and do not want to see published in this blog JUST ASK FOR REMOVAL IN COMMENTS, or say that it is of his own that put the credits. And please be polite as if here was because it was found elsewhere on the Internet without the credits. Thanks!

Designed By Blogger Templates