Tela azul no PC: o que fazer?

Esses dias ao entrar no MSN vi um nick que achei muito engraçado: "Por favor, me salvem da tela azul". E hoje, navegando pela Net encontrei um tutorial sobre ela, a tela azul chata que aparece de vez em quando não se sabe de onde e simplesmente desliga o nosso PC. Se o seu problema é este, fique tranquilo:seus problemas acabaram (eu acho rsrs)


A Tela Azul da Morte sem pânico: 5 dicas para tentar resolver o problema.

É provável que qualquer usuário de um PC com o Windows instalado conheça a famigerada “Tela Azul da Morte”. O nome é assustador e, é claro, tem um bom motivo: você perdeu tudo que estava fazendo.

Isso porque essa tela aparece sem nenhum aviso e não permite que nada mais seja feito — é o travamento total do Windows. Ou seja, o jeito é reiniciar o computador e tentar descobrir o que causou o erro, para que não se repita novamente.

O diagnóstico da “Tela Azul da Morte”

Apesar de tudo, a tela azul contém informações preciosas para dar início à busca pelo problema. Logo abaixo do primeiro parágrafo — “Foi detectado um problema e o Windows foi desligado...” — você verá a descrição do que está dando problema no Windows (1).

É importante também prestar atenção nas dicas que vêm logo após “Se os problemas persistirem...” — há informações realmente relevantes ali.

As últimas linhas dão dicas técnicas, para você saber especificamente o que foi detectado como problema (2).



O que fazer

Alternativa 1: O primeiro passo é fazer uma análise detalhada de sua Tela Azul. É importante que você copie (ou tire uma foto) das informações marcadas na imagem logo acima para fazer uma busca na internet. Quem sabe você não encontra alguém que tenha tido o mesmo problema — e que o tenha resolvido?

Alternativa 2: Se você não encontrou nada, então o segundo passo é checar os drivers dos hardwares que você tem em seu PC. Caso você tenha atualizado algum driver recentemente (logo antes de dar o erro), então uma sugestão é voltar o driver à versão antiga. Para fazer isso, vá em Configurações > Painel de Controle e clique em Sistema. Na janela que é aberta, vá em Gerenciador de Dispositivos.

Procure pelo dispositivo que você andou atualizando recentemente, por exemplo, a placa de vídeo. Clique com o botão direito no driver e vá em Propriedades. Irá abrir uma janela com informações, vá na aba Driver. Você encontrará um botão chamado Reverter Driver. Clique nele para voltar à versão antiga.


Alternativa 3: Outra solução é exatamente o contrário da sugestão anterior: atualize os seus drivers para uma versão mais recente, indo no site do desenvolvedor do hardware.

Alternativa 4: A memória RAM consegue ser mais campeã de telas azuis do que você imagina. É sempre bom saber como está o funcionamento de seus pentes de memória RAM, pois eles podem estar cheios de erros. Utilize sempre programas que verificam a sua memória RAM, como o MemTest. No Baixaki você encontrará a versão para Windows, que não testa toda a memória. Entretanto, há uma versão “bootável” que você encontra no site do desenvolvedor, aqui.

Alternativa 5: Restaurar o Windows é uma boa opção, quando se tem pontos de restauração recentes. É por isso que é tão importante sempre criar pontos de restauração antes de fazer alguma modificação no sistema ou até mesmo antes de instalar um programa — para os mais neuróticos.

Entretanto, também é possível restaurar os arquivos do Windows a partir do CD de instalação. Basta colocá-lo e seguir as instruções para conseguir ter os arquivos do sistema de volta. Mas nem sempre isso é garantia de resolução do problema.

..............................................
Se nenhuma das dicas acima funcionou ou ajudou você a resolver pelo menos parte do problema, a última alternativa é realmente reinstalar o seu sistema ou simplesmente chamar um técnico de informática. Boa sorte!
Fonte: Baixaqui Tutoriais

Comentários

  1. Cara estou comum problema parecido com esse que vc indiicou acima além disso meu computador desliga sozinho e inicia ou reinicia corretamente ele só pega quando quer vale lembra que mandei formatar ele esses dias.Antes não havia dado problema ãparece os seguintes quando a tela fica azul ou pretapor favor me ajude socorro!: AMIBIOS (C) 2006 AMERICAN MEGATRENDS.INC
    PHITRONICS MODE1:PN73VS-N
    CPU:INTEL CELERON (R) CPU E3.200 e 2.400 GHz
    SPEED:2.40 Ghz
    PRESS F2 to run Setup
    BOOT Selection Popup menu has been selected

    ResponderExcluir

Postar um comentário