Tamanhos no Photofiltre Studio

Trabalhando com tamanhos
Vamos nesta aula aprender a diminuir ou aumentar fotos. Quando a foto está em BMP ou JPG e a diminuímos praticamente não perde muita resolução. Mas quando ela é pequena e a queremos aumentar, nem sempre dá certo quanto à visibilidade, resolução. Bem, vamos ver então onde trabalhamos isso no PhotoFiltre Studio. Abra uma imagem. Clique em Imagem / tamanho da imagem.

Observe onde está largura e altura. Você sempre mudará a largura e automaticamente a altura será modificada. Isto porque ali embaixo está marcado “manter proporcionalidade”.

Esta imagem utilizada como exemplo não é grande, percebam que tem 444 de largura por 379 de altura. Para diminuirmos ainda mais, vou fazer assim. Clico em largura e digito o quanto quero. Feito isso clico em ok.
Automaticamente ela já fica em tamanho menor. Atenção ao fazer isso salve em arquivo salvar como, porque se você clicar apenas no ícone do disquete, só para salvar, você perde a imagem original. Pode aumentá-la mas a qualidade será menor.
O mesmo acontece se desejo aumentar a imagem. No caso aqui aumentei para 600 a largura. (cliquei em desfazer para não perder a qualidade para mostrar aqui)
OBS.* Você também pode clicar na altura e personalizar exatamente o tamanho que quer. O programa tenta apenas sugerir a proporção.
Importante: As câmeras digitais vêm com uma configuração para selecionar o tamanho que a foto vai ficar ao ser batida. Esta função não é para simplesmente economizar espaço no cartão, e sim para definir qual a finalidade da foto. É por isso que às vezes tiramos a foto mas quando vemos no computador a resolução não está boa, principalmente para edição.
Uma imagem nunca pode ser aumentada ou diminuída de tamanho sem perda de qualidade. Por isto, o ideal é sempre tirar fotos na melhor qualidade da sua câmera digital para eventualmente diminuir a qualidade no computador.
** Tamanhos bastante utilizados
Papel de parede – 800 x 600
Tela tipo monitor grande – 1024 x 800 (fica enooorme)
329x 266 / 640 x 480 / 400 x 320 / 526 x 295 /

Comentários

  1. Olá

    Estive visitando o blog do grupo.
    Estou encantada com as aulas que irei fazer.
    beijinhos carinhosos

    Léa Maria

    ResponderExcluir
  2. Já fiz esta aulinha Prô

    beijos

    Clê
    http://cleusamiga.nafoto.net/

    ResponderExcluir
  3. Olha mais uma aula pronta.
    http://picasaweb.google.com/POLIANAKELY/AtividadesPhotoFiltre

    Bjos e boa sorte a todos

    ResponderExcluir

Postar um comentário